segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


Oi, meninas! Vamos falar sobre a delícia de amamentar...


Bom, estive lendo alguns blogs por aí e me assustei com a quantidade de mães dizendo horrores sobre a amamentação. Cada caso é um caso. Eu não senti essa dor insuportável, não tive o bico rachado. Talvez por isso para mim é um eterno prazer falar sobre o assunto.
É claro, tive medo do desconhecido. Ouvia tanta gente dizendo do quanto dói e o quanto machuca amamentar, mas nunca pensei em não tentar! Eu tinha tanto medo, que já tinha até comprado uma pomada para rachadura do bico do seio antes mesmo de a ter (Mater Care, à venda em todas as farmácias a bisnaga com 60gramas custa em média R$60,00 foi receitada pela minha obstetra. Não posso falar sobre ela porque não cheguei a usar, mas dizem que é muito boa). Uma ótima dica para bico rachado é usar o próprio leite materno, tire um pouquinho e espalhe com a ponta dos dedos sobre toda a área machucada. ;-)

Então, gatas, é o seguinte: não se prendam em dores. Eu sei que é difícil controlar essa ansiedade em viver o que a gente ainda não conhece, mas foquem no prazer. Amamentar é prazer. É o maior e o melhor de tudo! É durante a amamentação que você viverá os melhores momentos da sua vida. É durante a amamentação que a gente fica observando e medindo cada pedacinho da nossa cria. Aproveitem! Eu dei de mamar para o Enzo até ele completar 1 ano e 2 meses e só parei porque o meu bezerrinho não queria papar e, por isso, estava perdendo peso. Por mim estaria com ele agarrado até hoje. Quando vejo mamães amamentando sinto o meu seio encher... Dá tanta saudade!
Para mim a amamentação foi a melhor experiência da maternidade. Foi com ela que me senti mãe, poderosa, única e essencial! Foi com essa experiência que compreendi tudo! Recomendo e muuuito! Amamentem suas nenéns, não se sintam intimidadas pela estética do seio ou por uma possível dor que talvez você nem sinta. Enfim... Vamos começar.


Durante toda minha gestação não estive ligada a cursos ou livros que me explicassem sobre tais assuntos e também não fui atrás de nada para obter conhecimentos. Não me importei! Tá, foi um erro horrível – fui imatura! Não quis ficar grávida, aconteceu, então, eu não queria me envolver. Enfim, péssima! Fui uma péssima gestante, tenho que admitir. (rs.)
Hoje não agiria assim. Seria tudo bem diferente, mas tive muita sorte. Tive gente do bem e profissionais excelentes ao meu lado nos primeiros dias da maternidade.
Minha obstetra já tinha me instruído a massagear os seios durante o banho, pegando o bico do seio com o dedão e o indicador para formar e estimular a descida do leite, a tomar sol diretamente na mama e a NÃO passar hidratante nos seios – para que não afinasse a pele nessa região, pois os seios devem ficar com a pele um pouco mais “resistente” e menos sensível, senão provavelmente seu bico irá rachar e aí sim poderá doer horrores. Eu não tive leite e nem o tal do colostro (aquele primeiro liquido que sai antes do leite) durante a gestação. Tá, essa era a única coisa que sabia sobre a amamentação.

Acima Juliana Paes dando de mamar para o Pedro.

Acima Cássia Eller amamentando o seu Chicão. Você alguma vez imaginou vê-la assim? Imagem linda, né?


O mais importante de tudo eu só descobri quando a enfermeira chegou no quarto com o Enzo para colocá-lo para mamar. Foi meio traumático, mas foi fundamental. (rs.) Analisem:
Estava eu deitada – a gente não pode levantar a cabeça por causa da cesariana, né? Ah! E conversar somente o necessário –, a enfermeira entrou com aquele pacotinho tão lindo nos braços e o colocou do meu lado, tirou de lado o meu seio e apertou para ver se tinha leite – da mesma forma que a Drª Ana Helena já havia me instruído a fazer durante toda a gestação, mas eu fazia com muito “carinho” e acho que é por isso não tive leite antes. Meu Deus! Doeu horrores, doeu muito! Por mim já teria parado por aí, mas a enfermeira foi incrível e com a primeira puxada já saiu o colostro e ela auxiliou o Enzo com a pegada correta, que é o mais importante de tudo!
IMPORTANTE: Meninas, a pegada correta da boquinha do bebê no seio é o mais importante, pois é nessa hora que define tudo. Se houver pegada errada, o bebê não vai conseguir sugar o leite e, dessa forma, estimular sua descida. É nessa hora que machuca o seio, racha o bico e etc... A tal pegada correta do seio é assim: a boquinha do bebê deve envolver a auréola toda, não só o bico, então o ajude fazendo uma pinça com seu dedão e seu indicador. Depois, aperte seu seio e coloque na boquinha dele e quando você fizer isso ele, por natureza, já saberá o que fazer com todo o resto. (rs.)
Graças a Deus as enfermeiras do Pronto Atendimento Materno Infantil (PAMI), também conhecida como Maternidade Cândido Mariano, foram essenciais. Elas me estimularam a dar de mamar para o meu filhotinho e sou eternamente grata a elas. Elas me diziam que eu não teria alta se ele não pegasse o seio. (rs.) Por isso, não desista!
A posição do bebê também é super importante para que a pega seja adequada. Deve ser barriga com barriga, o queixinho e o narizinho devem estar encostados no seu seio. Não se preocupe ele irá respirar. (rs.)


Depois disso foi só alegria, tive muito leite. E acreditem: quanto mais líquido você beber, mais leite você vai ter. Só tem que ter cuidado com o que se bebe para não causar cólicas no neném. Sim! A cólica do seu filho vai depender, na maioria das vezes, do que você se alimentar. Uma dica? Evite alimentos ou líquidos ácidos e refrigerantes, claro! Beba muita, muita, muita água! Amamentar já dá muita sede também. Ah! E para estimular a descida do leite deixe cair água quente sobre o seio durante o banho – isso também alivia a sensação do seio pesado.



Acima Luciana Gimenez com Lorenzo Gabriel

 Acima Xuxa amamentando Sasha

Acima Dani Suzuki amamentando o bebê Kauai

Eu saía do banho literalmente esguichando leite para todos os lados! (rs.) Fase muito boa. E para que você não "pague leitinho" na blusa existe absorvente de seio, que é ótimo e eu usei demais – faz total diferença, vocês nem imaginam o quanto. Uma caixa com 12 unidades custa em média R$6,90 e com 24 unidades R$12,90. O produto é muito bom, mas fiquem ligadas com a higiene. Se sujou já deverá haver a troca do absorvente, pois aquele leitinho acumulado ali por muito tempo pode fermentar, apodrecer, sei lá, e dar uma infecção no neném. Comigo nunca houve problema e havendo essa higiene eu recomendo demais! O custo fica alto, pois a troca do absorvente deve acontecer com frequência, mas o benefício é incalculável, afinal ninguém merece ficar com o seio vazando leite e manchando a blusa. O produto é vendido em farmácias, supermercados, lojas americanas. Existem muitas marcas, mas eu usava da Johnson´s ou York.

















Certa vez meu seio ficou muito cheio, o Enzo ficou resfriado e não conseguia mamar direito então usei uma bombinha manual para fazer a ordenha e esvaziar um pouco a mama – isso sim é muito incômodo! Tem também as bombinhas para ordenha elétrica, legal, né? Estão à venda nas farmácias com preços a partir de R$30,00. Abaixo, alguns modelinhos e marcas para vocês verem.


























E aquelas almofadas para amamentação, vocês usaram? Eu não usei e senti muita falta, pois cabeça de neném pesa muito então sempre ficava incômodo. Eu me apoiava no braço do sofá ou colocava um travesseiro embaixo do neném para poder descansar o braço. Acho que essa almofada própria para amamentação deve ser firme, pois se ela for muito macia e mole dará mais trabalho com do que sem. Afinal, a função dela deverá ser de apoio para a mãe descansar e não algo a mais para segurar. 





Este modelo é firme e tem uma alça para sustentação, não acredito que seja confortável!














Esse modelo é aquele em forma de "U", parece ser confortável. Se a gente reparar bem ele não tem aquela maciez irritante, que afunda, sabe? (rs.)







Dos três modelos ficaria com este último pela curvatura, parece ser super confortável.


E vocês gostaram de qual?


E a sua experiência com a amamentação, como foi? Você pôde dar de mamar para o seu filho? Me conte tudo! E se o neném ainda não chegou, pode me mandar sua dúvida.
Vamos falar sobre roupa ideal para amamentação no próximo post? Sim, essa peça é fundamental para que você se sinta confortável dando de mamar.
Beijos e até daqui a pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário