sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Já que o blog acabou de chegar ao mundo, que tal falarmos sobre o parto?



Foram 41 longas semanas de ansiedade até o nascimento, em 22 de abril de 2009. Enzo nasceu saudável, com 3,790Kg, na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande-MS. O parto foi cesariano, escolhido por mim e cedido por minha querida obstetra Ana Helena Mattos, devido à demora do menino em vir ao mundo. Bom, antes de falarmos sobre qualquer procedimento, vamos falar sobre o ponta pé inicial: OBSTETRA!
Sim, esse profissional é muito importante, pois é ele quem vai lhe orientar nestes primeiros momentos de descontrole. Muitos conhecidos virão lhe dizer o que você deve fazer, mas acredite, quem realmente irá lhe passar segurança é ele: o obstetra! Então escolha alguém que tenha disponibilidade para você, que lhe respeite como gestante e como leiga. Pergunte tudo, sinta a segurança do médico. Anote suas dúvidas e leve tudo com você para as consultas.
No começo da gravidez as consultas acontecem uma vez por mês e isso causa uma ansiedade sem fim, principalmente com os exames de ultrassom, que são tão poucos, mas extremamente necessários! Tive muita sorte com minha obstetra, pois ela tem o aparelho no consultório, então todo mês estava eu lá me deliciando com as imagens do meu filhotinho. Meninas de Campo Grande, super recomendo a Drª Ana Helena Mattos! Ai, ai... Vamos focar no parto e deixar este assunto para outro post! (rs.)
A Drª me induziu a gravidez inteira ao parto normal. Ela sempre me aconselhou a esperar o momento necessário para decidir e me incentivou a pesquisar sobre o assunto. Vi vídeos de partos naturais e isso me assustou – não recomendo! Conversei com muitas pessoas e cada uma com a mesma história, mas com graus de dores diferentes. Eu não quis me arriscar no parto normal e o Enzo também não colaborou. Foram 41 semanas e nenhum sinal. É muito complexo falar sobre o tipo de parto que você possa ter. Acho que o parto normal deve acontecer de acordo com a proposta de seu nome, NORMAL: aquele que acontece naturalmente, seja ele na água ou de cócoras, sem a ajuda do tão temido e horroroso FÓRCEPS. Tem também o parto normal induzido, que é aquele em que o obstetra te dá uma mãozinha com uma anestesia para tirar a dor. Até pensei nessa possibilidade, mas, infelizmente, no Brasil não há tal incentivo ($) quando o assunto é parto normal. Por incrível que pareça fica mais barato você fazer uma cesariana do que um parto normal. Pasmem!
Bom, meninas, é isso. O meu parto foi cesariano: não me arrependo e recomendo. Meu filho nasceu em cinco minutos, super saudável, não senti nenhum tipo de dor e minha recuperação foi excelente. Cuidei do meu filho todos os dias, independente do corte e de todos os mitos a seu respeito.
Espero que minha experiência ajude muitas pessoas e quem tiver dúvidas ou algo a acrescentar me escreva, ok? Que tal falarmos sobre a amamentação no próximo post? Me derreto toda com esse assunto! (rs.)
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário