segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


O risco da mamadeira





Que mãe nunca ficou de frente a uma prateleira cheia de mamadeiras e se perguntou: E agora, José? Eu aprendi a comprar mamadeiras depois de uma reportagem do fantástico, você não viu? Então clica AQUI. Um pouco tarde demais, mas nunca sem tempo! Nunca imaginei que o plástico de mamadeiras poderia influenciar na saúde futura do meu filho. Até nisso temos que ficar atentas. Quando achamos que uma coisa feita pra criança é completamente segura, nos engamos. Em 2010, o Fantástico mostrou uma reportagem, com o tema: "pesquisas revelaram que um tipo de plástico muito usado em mamadeiras poderia provocar doenças nas crianças".
Essas pesquisas mostraram que, em determinadas condições, o plástico poderia liberar uma substância chamada  bisfenol A, também conhecida como BPA. Existem sete classificações internacionais para o plástico - de 1 a 6 não contém BPA e o maior risco é o grupo 7. E quanto mais nova a mamadeira, maior a quantidade de bisfenol. Ah! Vale ressaltar que essa substância não está só nas mamadeiras, ela se encontra em qualquer material plástico, claro que dentro daquela classificação ali em cima. E como você vai descobrir se a mamadeira do seu filho está livre? Simples, no fundo da mamadeira, ou de qualquer outro produto que seja, tem a classificação do plástico dentro de um triângulo. Lembrando que de 1 a 6, tranquilo. Não se desespere, porque o risco dessa substância contaminar o alimento do seu filho só ocorre se você elevar a temperatura desse plástico. Ou seja, gata, NUNCA aqueça a mamadeira ou o alimento do seu bebê dentro desses recipientes. Opte sempre pelo vidro, ok?!
Agora vamos falar das marcas das mamadeiras e de seus plásticos? Vou me basear pelas que meu filho tem em casa, ok? 






O Enzo tem duas mamadeiras da NUK e advinhem? As duas tem o número sete dentro do triângulo. Essas duas mamadeiras, foram compradas antes de eu tomar o conhecimento dessa reportagem, que fique bem claro! (rs.) Ele tem outra mamadeira, da CHICCO, e essa não tem nenhuma informação sobre o tipo de plástico, que também foi comprada antes da reportagem. Por último, Enzo tem duas mamadeiras da KUKA e advinhem qual o número quem tem dentro do triângulo? Cinco! Isso mesmo, amiga, o número 5. Ou seja, a KUKA, que é uma marca bem menos prestigiada do que as outras acima citadas, é a única feita com plástico digno para a saúde do bebê! E o que essas empresas dizem a respeito? AQUI você vê o que a KUKA fala a respeito. AQUI você vê a NUK e eu não achei nenhuma declaração a respeito, mas você pode ver que nas perguntas frequentes (mais precisamente na 4ª pergunta) eles não recomendam esquentar diretamente os produtos. E, por fim, AQUI você vai para o site da CHICCO, onde não achei nada a respeito de nada. (rs.)
Apesar dessa reportagem estar um pouco "velhinha" acho válido e mega importante tocar no assunto novamente para não nos esquecermos nunca dos detalhes que, como podem ver, são mínimos! não acho legal dizerem que uma aguazinha e detergente bastam para limpar a mamadeira ou a chupeta. Eu sou meio psicótica, gente, (rs.) esterilizo as mamadeiras do Enzo até hoje, com uma frequência menor de quando ele era bebê, mas ainda esterilizo. É tão fácil e faz uma diferença tão grande. Vou começar a montar um post a respeito, o que vocês acham?
E para dar continuidade a este post, no próximo vou falar sobre uma mamadeira que é a minha paixão. Pra adiantar, ela é da KUKA. Entrei em contato com eles para saber onde encontrar mais dessa mamadeira e eu poder indicar para vocês, mas eles me responderam que ela saiu de linha. Ainda estou esperando umas respostas para poder terminar o post. Vou pesquisar alguns lugares que vendam delas ainda pra colocar aqui, ok? Fiquem ligadas, porque é coisa muito boa!

E aí gostaram? Qual marca de mamadeira vocês usam? Alguém já usou ou usa mamadeira de vidro? Acho um pouco perigoso, né não?!

Beijos e até a próxima!



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz pois sempre usei Kuka, e agora fiquei curiosa sobre a outra mamadeira, cade o post? kkk.... bjus!

    ResponderExcluir